A romantização da gestação

19:28



Hoje, completo 30 semanas (7 meses) de gestação e, resolvi voltar com o blog com novos conteúdos, aproveitando também para dividir um pouco de como está sendo essa experiência completamente nova para mim, com vocês.

Bem, eu não estava planejando ter um bebê agora. Essa era uma questão a se pensar mais para o próximo ano, porém Deus decidiu nos presentear com o nosso pequeno David (com o último "d" mudo).

Como não foi planejado, foi um choque tremendo quando descobrimos. Ficamos meio perdidos, sem chão. Principalmente eu que sempre achei que estava tudo sob controle e que não havia hipótese de engravidar agora. O tempo foi passando e a "aceitação" foi acontecendo. Hoje em dia, eu e meu esposo estamos muito felizes e ansiosos pela chegada do bebê. Sabemos que será um desafio, mas estamos nos preparando psicologicamente para enfrentar cada dificuldade que possa surgir. Já não vejo a hora de conhecer meu baby, de saber como é o rostinho dele etc...!


Mas, tem umas coisas que acontecem durante a gestação que ninguém fala. A gestação é muito romantizada e eu, sinceramente, vejo um problema nisso. Pesquisando sobre o assunto, descobri que cada gestação é diferente. Ou seja, caso eu tiver uma segunda gestação, a probabilidade de eu experimentar novas sensações será enorme. E, sem contar que, cada mulher reage de uma forma diferente com a gestação. Portanto, aqui vou falar apenas das minhas experiências, até então.

As Mudanças no corpo é uma questão óbvia para todas nós. Mas, nem toda mulher consegue ficar psicologicamente bem vendo tantas mudanças ocorrendo. As mudanças que eu digo são a respeito do ganho de peso, mudança de tom de pele em algumas partes do corpo, surgimento de novas estrias etc, como também as mudanças psicológicas: de manhã eu gosto de alguma coisa, por exemplo, porém de noite posso não gostar mais...É muito hormônio para a gente lidar!! Ah, também tem a questão do passar mal; sempre com azia, sempre com estômago embrulhado, fadiga...A lista é infinita e a cada semana é uma novidade diferente!

Gravidez não é doença,  mas parece. Não é sempre que a gente se sente bem, e sem contar que precisamos ter um cuidado com tantas coisas, como alimentação, não fazer esforços...

Outra situação que notei durante minha gestação até agora, e talvez é a que mais me machuca, é o fato de que muitas pessoas, os que diziam amigos, se afastaram logo após descobrirem a minha novidade! E os que ficaram, nem sempre sinto aquele mesmo acolhimento de antes.

Sei que a partir de agora muitas coisas vão mudar (ainda mais...), porém é realmente tão chato ver pessoas que você considerava se afastando de repente.

É chato, pois talvez esse seja o momento em que mais precisamos de acolhimento...

Por outro lado, a vinda do bebê uniu ainda mais a família. É incrível como apenas a notícia de que um neném está por vir pode alegrar tantos corações!

Embora, todas as coisas que considero ruins que estou passando nessa nova jornada, é muito curioso e gostoso saber que tem um bebezinho se desenvolvendo dentro de você. Um bebê que nem nasceu e já é tão amado pela mamãe, papai e avós.

Para deixar claro: Embora com esses problemas listados, o David é muito amado por mim e estou ansiosa pelo dia em que vamos nos encontrar. Meu problema em questão é a visão da sociedade perante à gravidez, que todos acham que é tranquilo porém, para muitas mães (pode não ser apenas devido a esses fatores mencionados, talvez possa existir mais), pode não ser tão tranquilo assim. Só deixei aqui o que me incomoda e me incomodou ao longo dessas 30 semanas e, se incomoda não é algo tão romântico assim. 

Por fim, se você tem alguma amiga que está grávida, não a abandone nesse momento. Grávidas também têm sentimentos! Uma avalanche de sentimentos, na verdade!

You Might Also Like

22 comentários

  1. Ahh eu amei o seu texto por que mesmo nunca tendo experimentado uma gravidez, eu concordo plenamente com essa romantização desnecessária. É como se as grávidas precisassem se sentir plenas e satisfeitas o tempo todo, mas não é bem assim que acontece.
    Enfim, quero continuar acompanhando o seu blog.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá, seja bem vinda de volta o//
    Parabéns pelo baby.
    Eu acho esse tipo de postagem super válida. Ainda mais nos dias de hoje que as redes super pagam de vida perfeita. Um ótimo assunto, ainda pra ajudar a quem deseja ser mamãe.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou mãe, mas tenho amigos que já são pais, tanto pais como mães, e eles sempre me disseram que existe muitas coisas que envolvem, principalmente a mãe.
    Legal ver sua opinião sobre esses primeiros momentos da descoberta até agora.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela gestação, e entendo que só quem passa sabe o que é.
    Força nessa reta final!
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo baby e boa sorte com essa reta final da gestação.

    Sinceramente eu não entendo qual o problema do meu relógio biológico.
    Acredita que minha barriga até doi quando eu vejo uma criança pequena ?
    Mas realmente não tem glamour nenhum em ser mãe,nem na gestação e nem depois que a criança chega.
    Nem toda mulher lida bem com essas mudanças no corpo e na vida.
    Minha mãe sofreu bastante em todas as gestações.Para ela como você disse :gravidez parece doença ,aliás tem realmente uma síndrome rara que torna essa fase ainda mais horrível para algumas mulheres.
    Isso me assusta Muitoooo.
    Eu acho que não estou ajudando muito porque está sendo difícil para você.
    Mas no final vai dar tudo certo.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  6. É um choque quando o bebê não é esperado e imagino o choque que tenha sido. Tudo isso pode parecer que o bebê esteja sendo rejeitado, mas poucos levam em consideração seu estado. Afinal, você irá ficar com a Criança dentro de você pelos próximos nove meses. É um tempo que se torna árduo mas acredito que a retribuição seja a altura. Uma criança é sempre bem vinda. Apesar de eu evitar com todas as forças engravidar, é impossível não pensar na ideia. Mas é foda passar por isso e ser pega de surpresa assim.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  7. parabéns pelo bebe! realmente a maternidade nao deve ser nada fácil, acho que se deve falar mais em maternidade real mesmo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela postagem, é muito difícil ver alguma mamãe falar abertamente sobre isso. E parabéns pelo baby, que ele venha com muita saúde! Não tenho vontade nenhuma de ser mãe - pelo menos não por agora - vi o quanto a minha irmã sofreu na gestação dela, e outras pessoas próximas de mim passaram por coisas parecidas, isso me fez pensar muito. É um momento bem delicado, onde cada um tem uma experiência diferente, e apesar de estar sendo um momento milagroso, também envolvem muitas mudanças e decepções que nem sempre estamos preparados para receber!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem por aí?

    Primeiramente, gostaria de parabeniza-la pelo bebê... É uma benção, não é? E sobre o assunto, confesso que nunca havia lido sobre e acho muito interessante você tratar disso, e com muita autoridade, claro, uma vez que você está grávida. Sobre os sentimentos, algumas pessoas que conheço dizem que, quando se está grávida, tudo se sente em dobro: a felicidade é sentida em dobro, mas a tristeza também, logo, é importante esse cuidado e atenção.

    Adorei o seu blog, acabei de segui-lo.
    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    Parabéns a você e ao seu esposo pelo bebê! Que venha cheio de saúde e traga muitas alegrias. Mas entendo muito seu desejo de não romantizar o processo e acho que textos assim são muito importantes pra mostrar as dores reais dessa experiência. Parabéns pela coragem.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo baby, sei que ele será muito amado. E, amei o nome.
    Gostei também que teremos muitas novidades sobre a gravidez apesar de eu não estar grávida e no momento não conhecer ninguém próximo que está.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Minha cunhada está na segunda gravidez, e como o você disse é real. Está sendo completamente diferente e um tanto mais sofrido. E de fato às vezes ás pessoas pegam como regra uma gestação tranquila, mas a verdade é que não existe padrão, cada pessoa é uma pessoa e cada gravidez é única, e relatos como o seu ajudam e muito a pessoas que não estão tão bem assim, a não se sentirem tão sozinhas.
    Abraços,
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  13. Realmente, muitas coisas que não deveriam ser romantizadas nos dias de hoje, estão levando esse rótulo. A gravidez é sim um momento que merece admiração porém não deveria ser romantizado porque querendo ou não, apesar de tudo, é um processo difícil de lidar.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  14. Oi Mih! Primeiro, meus parabéns pela gravidez. Confesso que também não está nos meus planos ter um bebê agora, mas se acontecer, será bem vindo. Mas concordo cm você, um bebê não é doença, é apenas uma maneira diferente de ver a vida. Ainda mais sendo responsável por um serzinho que está a caminho. Mas algumas pessoas passam pelas nossas vidas por um tempo determinado, e outras estão para aparecer ainda. Não fique triste com os que se afastaram, às vezes era o momento deles irem embora mesmo. ;)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Instagram

    ResponderExcluir
  15. Oi Mi!

    Parabéns pelo baby! Que Deus abençoe muito a sua família!

    Sobre o tema do post, acho complicado você basear algo de acordo com a sua vivência, ainda mais algo tão pessoal como gravidez e relacionamentos.

    Cada pessoa tem vive o momento de uma forma e romantizar isso é só criar expectativas no outro.

    Mas lidar com pessoas é complicado ... não devia sem, só que é.



    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Mi! Você está uma grávida muito linda!
    Parabéns pelo seu príncipe que logo, logo vai chegar. Eu ainda não tenho filhos, mas gostei muito do seu texto e seu desabafo. Fiquei chocada ao saber do abandono por parte de alguns amigos. É a primeira vez que vejo isso acontecer. Que coisa triste! Mas que bom que sua família está unida, é o mais importante. E os que foram embora, é porque nunca estiveram aí pra vcs de verdade e, particularmente, prefiro distância de gente assim. Dói, mas é melhor!
    Que Deus abençoe sua família e que o David chegue com muita saúde!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir