Impressões - A rainha Vermelha

14:51

Título original: Red Queen
Série: A rainha vermelha - Vol. 1
Autor(a): Victoria Aveyard
Editora: Companhia das Letras
Selo: Seguinte
Gênero: Distopia | Fantasia
Classificação: 3,5/5
Onde comprar: Companhia das Letras - Saraiva - Submarino 

O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.
Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?
Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe — e Mare contra seu próprio coração.


Sempre falo por aí que a capa é o primeiro contato que o leitor tem com o livro. Por isso, a capa deve chamar atenção assim como seu título. E foi exatamente isso que aconteceu comigo ao ver esse livro na prateleira da livraria.
Essa capa prateada linda seguida de uma coroa e esse vermelho chamou a minha atenção. Em seguida, ao ler o título fiquei ainda mais seduzida pelo livro. O título me remeteu à Alice no país das maravilhas. E o subtítulo (se é que podemos chamar assim) me convenceu ainda mais que eu deveria comprar esse livro, pois já entendi de que se tratava de uma distopia.
O mundo da estória se passa em um futuro, talvez, apocalíptico. Afirmo isso devido a presença de certas tecnologias e apocalíptico, pois houve uma mudança geográfica no mundo descrito pela narradora. A mudança geográfica não é a única mudança que aconteceu, a população também recebeu uma mudança. Ela foi dividida em duas sociedades: a população de sangue vermelho, destinada a trabalhar para o rei como escravos; e a população de sangue prata, da realeza. Eles têm superpoderes, como sendo mais um diferencial. 
A personagem principal, Mare, é de sangue vermelho. Mas com o desenrolar da estória, descobre-se que ela possui poderes que não deveria possuir. E com isso, ela aproveita todas as oportunidades para criar um novo mundo e libertar seu povo vermelho da vida ingrata.
O que eu não gostei: Em nenhum momento da estória a narradora conta a razão dessa separação de sangue. Não entendi o que aconteceu no mundo e o motivo de haver sangue vermelho e sangue prata (Essa divisão da população me lembrou Adventure Time e Jogos Vorazes). Não gostei também desses poderes. A todo momento da leitura eu me lembrava de X-men. Eu gosto de intertextualidade, mas não da forma que a Victoria Aveyard fez, pois para mim, pareceu que ela juntou duas histórias, criou seus personagens não tão marcantes e a partir de então, foi escrevendo.
O que eu gostei: a presença da distopia. Ficou bem claro a questão da utopia e o que tem por de trás dela (mentiras, traição etc). O romance presente no enredo é sutil (não curto nada melado).
Ao meu ver, há mais pontos negativos do que positivos. Mas, certamente continuarei lendo a série, pois eu não consigo largar uma série do nada.

You Might Also Like

30 comentários

  1. Oi, Mi.
    Pelas resenhas que li parece uma história interessante.
    Vi comentários que se parece com Jogos Vorazes, Maze Runner, Divergente e Guerra dos Tronos.
    Não li esses livros, mas assisti aos filmes e ao seriado.
    Se é nesse mesmo estilo, acredito que me agradaria a leitura, apesar desses detalhes meio negativos que você mencionou.
    Essas distopias estão em alta.
    A personagem me cativou por sua determinação e personalidade forte.
    Está na lista de desejos (que está enorme).
    E eu gostei muito da capa.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  2. So interesting review darling.

    New post is on my blog. Visit me, Maleficent

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi,

    Já faz um tempo que li a rainha vermelha e por conta de algumas coisa que não gostei muito na história ainda não peguei o segundo livro para ler.

    Ao meu ver esse mundo não seria um mundo apocalíptico, mas sim um mundo paralelo ao nosso, mas como não li os outros não posso ter muita certeza.

    abraços
    http://www.auniversitaria.com/

    ResponderExcluir
  4. Que pena que os pontos negativos falaram mais alto que os positivos :( vejo muitas resenhas divergentes quanto à obra, por isso tenho um pé atrás com ela e sempre acabo deixando de lado a leitura hahahha adorei a sinceridade!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. ODEIO quando os pontos negativos dominam os positivos, dá uma raiva, afffffffff
    MASSSSSSSSSSSS
    massssss
    sem duvidas essa capa é MARAVILHOSA!
    Mas confesso que tenho o maior pé atrás de começar a ler essa série por causa disso mesmo, sabia?? E tem tudo para ser interessante com essa história do sangue vermelho e do sangue prata...
    curti a resenha, viu :) ;)

    Ah! Quando vier no blog, dá uma passadinha na promoção literária, tá ? <3
    Super prêmios e três kits recheados <3
    http://www.interruptedreamer.com/2017/11/promocao-fim-de-ano-literario.html

    beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Pena que você não gostou assim tanto, eu gostei e quero muito ler o segundo que infelizmente só saiu aqui em Portugal no mês passado (ou seja o terceiro ainda vai demorar mais -.-').

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  7. Essa é uma série que quero muito ler. Acho a história e as capas maravilhosas!

    Beijos

    Vivian


    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  8. Nunca li esse livro/série, mas tenho visto muitas resenhas positivas sobre. Ainda quero ler!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  9. Sempre achei essa capa bonita, mas ela nunca me despertou a vontade ler, não sei o porquê.
    Todo mundo sempre fala e eu fui procurar saber do que se tratava, mas logo desisti, justamente meio uma mistura de outras coisas e outras coisas que não me fizeram querer ler.
    Fico que mesmo tendo mais pontos negativos que positivos você vá continuar a ler. Talvez, um dia, eu também dê um chance.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  10. Assim à primeira parece um livro interessante, mas depois de ler a tua opinião já fiquei um pouco mais dividida. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  11. Oieee! Eu tenho muita dificuldade com distopias, mas essa série sempre me chama atenção. Quem bom que mesmo com os pontos negativos vc continua querendo ler, tomara que o próximo seja melhor!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia, mas me interessei e acho que leria rs Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Sempre li bastante elogios sobre esse livro, mas até hoje não li.
    Distopias não são meu forte, ainda haha

    tenha um ótimo domingo :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha! Preciso muito ler estes livros!

    Adorei a parte sincerona do "nao curto nada melado" hahaha eu também não!

    Beijoo!
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
  15. Que pena que há muitos pontos negativos! :(
    mariasabetudo

    ResponderExcluir
  16. Pelo que vejo pela blogosfera, há quem adore e há quem deteste a série. É uma pena que, até este momento, os aspectos negativos tenham se sobressaído, mas talvez isso se resolva nos próximos livros.
    Quanto às coisas que a autora não explica, algumas não me incomodariam (como a tal razão da separação de sangue), mas há outras que realmente não se pode deixar no vácuo.
    Beijos,
    Alem da Contracapa

    ResponderExcluir
  17. Acredito que as perguntas irão ser respondidas nos livros adiante. EU só li esse e não pretendo ler os outors. Sei lá... enfim, curiosa para ler suas resenhas futuras.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse, mas adorei a dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem?
    Essa série super me chamava a atenção, até que comecei a ler resenhas das continuações e vi muitas críticas. :(
    Por isso, acabei desistindo de lê-la.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  20. Olá, Mi.
    Eu estava numa ressaca literária brava quando peguei esse livro para ler e acabei devorando ele. El tem bastante pontos negativos mesmo, mas a maioria dos citados por você, são pontos que gosto hehe. Eu amo essa coisa de X-Men e de ser parecido com outras distopias. Mas infelizmente gostei mais do primeiro livro do que das continuações.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  21. Adorei suas impressões, eu acho que não leria porque detesto livros que confundem um pouco a gente.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  22. Menina, eu cheguei a gostar da A Rainha Vermelha, mas quando chegou em A Espada de Vidro, não deu pra continuar e abandonei. A vida é muito curta para empurrar leituras com a barriga.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  23. amo esse livro é um dos meus preferidos <3 adoro a forma como separa o sangue <3
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Mi =)

    Essa é uma série com qual eu tenho uma relação de amor e ódio. Acho sinceramente que a série é uma junção de várias outras e que bem, tem uma protagonista insuportável.

    Porém, alguns personagens deixam a trama mais interessante e achei que a Victoria conseguiu imprimir mais personalidade no terceiro livro.

    Ane Reis | Blog My Dear Library  

    ResponderExcluir
  25. Oioi!!!!
    Sou louca alucinada por essa capa! Ela nos chama pra ler e isso é fato! Já a história não sei se realmente é das melhores pois em muitos blogs vejo comentários negativos também. Ainda sim vale a pena dar uma chance sempre né mesmo?
    Beijinho

    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  26. Esse livro sempre me chamou atenção pela capa também.. não tem como não chamar né?!!
    É ruim quando esperamos que a história nos responda uma pergunta tão crucial e não acontece isso. Não sei se leria esse livro..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Mi!
    A capa chama mesmo a atenção! A história também é interessante, apesar dos pontos negativos que você citou, mas ando meio sem paciência para ler séries.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  28. Oi Mi!
    Que pena que não curtiu tanto. Com certeza é um livro cheio de referencias, mas a partir do segundo as coisas começam a ganhar um corpo e história diferente. Ainda não li o último volume que lançou, mas li até o Coroa Cruel e tenho curtido. Espero que não desista da leitura. O que me deixa triste é não investirem tanto no conhecimento da personalidade do Cal.
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir