The purge

19:10


Aproveitando que o Halloween se aproxima, escolhi falar de uma franquia que eu sou apaixonada: The Purge, de James Demonaco, ou em português: Uma noite de crime.
Esse filme é uma trilogia. Porém, há uma promessa para um quarto filme e também pode ser que vire série.
Vale ressaltar que o filme não aborda nenhum tema sobrenatural, são pessoas que agem contra outras pessoas. Mas, calma...continue lendo, pois creio que você deva achar bem real...ou próximo da realidade!

Agora vamos lá. Reflita por um momento nessa situação: Imagine que em um dia certo do ano ocorra um evento no nosso país, que por 12 horas qualquer tipo de crime é legalizado e tem o total apoio do governo como forma da sociedade eliminar toda sua raiva nesse período.

Esse evento é o ponto central do filme. Mas, eu entendo esse filme de uma forma mais profunda.
Iniciando pela política, que apoia esse evento. Fica claro no início que esse sistema permite não só "ajudar" aqueles que precisam saciar seus desejos peculiares, mas também é uma forma de eliminar parte da sociedade, principalmente os mais pobres.
Falando da parte social o que vejo é o fato de que se você der poder ao povo para a prática do mal, a maioria da sociedade irá aproveitar essa oportunidade. Alguém já deve ter visto, pela internet, a notícia de uma mulher que ficou nua em um espaço publico e deixou que a população, que por ela passava, fizesse algo com ela, seja algo bom ou ruim. Se minha memória não falha, nenhuma pessoa que se aproximou dela faz algo bom. Muitos bateram nela. E isso me remete a dois filósofos: Rousseau e Hobbes. Segundo Rousseau, o ser humano era bom mas foi corrompida pela civilização. Já Hobbes acredita que o ser humano é originalmente mal e que a civilização só serve para conter esses instintos "criminosos".
O lado religioso foi um ponto que ainda não foi explorado, mas desde o primeiro filme já deixa explícito que a população de renda alta recebe esse evento como um ato de purificação. Espero que, com o próximo filme, esse ponto seja mais explorado.


O primeiro filme, Uma noite de crime, foca na noite de uma família de um homem de negócios da área de segurança. Será que com todo o inferno que está acontecendo nas ruas dos EUA, a família do personagem principal irá sobreviver? 
Esse filme é uma sátira a venda de armas de forma legal no país e a necessidade da segurança. Em como somos reféns da nossa própria sociedade, ficando presos em nossas próprias casas.

O segundo filme, Uma noite de crime: Anarquia, foca na loucura das ruas. A trama mostra um casal, uma mãe e sua filha e um homem solo em diferentes pontos da cidade, mas que vão acabar se encontrando.

O terceiro filme, 12 horas para sobreviver: O ano da eleição, foca o lado político. Encontram-se dois candidatos à presidência, uma mulher democrata, que questiona essa política do expurgo e um homem conservador, que traz um tom sádico aos seus discursos. (O que isso te lembra?!)

Para mim, o filme em si traz toda uma reflexão que eu adoro sentar para debater. Porém, suas cenas, roteiros etc são simples. Se você for assistir ao filme, assista "entre linhas", reflita em tudo o que discutimos aqui e tire suas conclusões.

Mas enquanto isso: Você já conhecia essa trilogia? O que você faria se tivesse uma noite liberada para o crime?


[ Pessoal, mudando de assunto: Eu estou com uma necessidade em modificar um pouco o feed do meu ig. Por tanto, gostaria que vocês deixassem seus igs nos comentários. Ou se preferirem, sigam o meu que compartilho com o blog: @tavaresmiih . Eu acesso o Instagram o tempo todo, então sempre tem, pelo menos, um story novo, e foi a partir de então, que eu comecei com essa necessidade de transformar o meu feed. ]

You Might Also Like

37 comentários

  1. Eu não conhecia a trilogia e amei a premissa. Tem mesmo tudo para virar uma série porque muita coisa pode ser explorada.
    Quando aos cenários de cada filme, gostei mais do segundo.
    Beijos,
    Alem da Contracapa

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar destes filmes mas parecem ser interessantes. :) O meu Instagram é odaines. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Interesting post!

    Love the design of ur blog.

    I follow you :)

    Shoot for the stars

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de filmes de terror mas cada um é como é,cada um tem os seus gostos!!

    ResponderExcluir
  5. Se houvesse uma noite livre para o crime? Eu acho que há, tem lugares das cidades nos quais a noite alta o crime é solto com a conivência da sociedade. Eu acho que em uma situação como a narrada no filme, eu estaria em estado de fragilidade social, como estou aliás no atual momento, pois depois do trabalho sempre corro para chegar em casa o mais cedo possível!

    Não conhecia essa franquia, achei genial as situações que ela coloca em debate, achei os filmes necessários. Arte tem que problematizar a realidade mesmo.


    Eu já estava com vontade de ler "Inventei Você?" antes, agora estou com ainda mais vontade. Adoro esses livros que mexem com agente, revelam novos pontos de vista e que no final nos deixam com o impulso de abraça-los.

    Jaci
    Pandora e sua Caixa

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia mas já vi algum dos títulos pela Netflix, se não em engano. Gostei da sua reflexão, me deu vontade de assistir.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  7. Gostei da dica Mi. Não conhecia a trilogia de filmes, mas achei a temática interessante, além de super válida. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Já me falaram deste filme algumas vezes, The Purge, mas eu nunca assisti! Seu post foi um 'vai logo ver' pra mim!
    Hahaha

    Beijo,
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti só o primeiro filme e amei! Ainda tenho que assistir os outros. Espero que sejam tão bom quanto.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  10. Não sou fã de filmes de terror, antigamente eu era apaixonada, mas hoje em dia, enjoei de ver. hehe
    Mas pra quem curte, vai adorar sua indicação.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia a trilogia mas também não sou fã desse tipo de filmes, passo longe que senão não durmo à noite :p

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Eu não conhecia os filmes ainda. E achei a ideia dele muito interessante. Eu fiquei imaginando se isso acontecesse por aqui. Imagine o que ia morrer de negros e gays nesse dia. Se der eu vou assistir.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia ainda a trilogia, talvez por não assistir muitas coisas do gênero, mas achei bem interesante, acho que vou entrar no clima do Halooween e testar!!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu assisti o primeiro filme porque achei a premissa super interessante, essa coisa de uma noite por ano liberada para todos os tipos de crime. Mas achei o final BEM ruim e desanimei legal de assistir os demais filmes... :/

    Um beijo Mi! :*

    ResponderExcluir
  15. Eu já conhecia a trilogia de The Purge. Inclusive: SUPER AMO. E o que é mais assustador, na minha opinião, é o fato do quanto aquilo pode sim virar realidade. Basta algo de diferente acontecer na nossa sociedade, que o ódio vai sim mostrar as caras. A exemplo, tem-se o caso do Espírito Santo no início do ano, a atual situação do Rio de Janeiro e os ataques terroristas da Somália e em Las Vegas. Olha só. Assustador!

    www.acessopermitido.com

    ResponderExcluir
  16. Oie =)

    Não conhecia os filmes, mas achei a temática um pouco pesada especialmente por que a gente já está vivendo tempos de violência gratuita.

    Para quem curte o estilo é uma boa opção, mas eu prefiro coisas mais leves.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  17. Oiee, eu já tinha ouvido falar do primeiro filme, mas não sabia que era uma trilogia! Que interessante o tema, muito mais reflexivo do que eu imaginava! Curti a indicação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  18. Já vi a Ana do blog Somos Visíveis e Infinitos falando desses filmes diversas vezes. Dia desses estava passando o primeiro filme da tv, queria muito ter assistido, mas estava muito tarde :(
    Bom, o ferido se aproxima... acho que vou assistir todos porque estou BEM curiosa hehe!
    Ah, meu instagram é @heyimwiththeband mas já curti algumas fotos suas :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi,

    Já ouvi falar do filme, mas confesso que não me interessa tanto o enredo, até certo ponto me interessa mas não a ponto de assistir.
    Mas é uma boa pedida para o Halloween.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Nunca assisti a franquia, mas a ideia da história e as reflexões que ela causa são bem interessantes..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá ^^
    Creio que não assistiria, fico muito nervosa quando vejo coisas injustas...
    Agora se houvesse uma noite assim, provavelmente me trancaria no porão com bastante comida e banheiro para poder me proteger kkkkkkk
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia e tb não sei o que faria, não sei mesmo! haha Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi
    já vi comentarem desses filmes, mas nunca assisti só qu acho que estava passando um desses esses dias em algum canal pago.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Nunca tinha ouvido falar dessa trilogia porque não acompanho muito as coisas de filmes, já que não assisto tanto, mas preciso confessar que fiquei muito curiosa com a proposta do filme e você levantar pensamentos filosóficos que admiro me deixou ainda mais interessada no filme.
    Eu não sei o que faria em 12 horas de crimes liberados, mas acho que tentaria me esconder porque morreria de medo... kkkk
    Adorei o post.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  25. Oi Mi!
    Eu assisti os dois primeiros filmes e gostei muito (mais do segundo).
    Concordo com você, o tema dos filmes é muito real... Isso me dá mais medo que qualquer fantasma, vampiro ou criatura sobrenatural.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  26. Esqueci de comentar, já estou te seguindo no Instagram ;)
    O meu é @meujardimdelivros
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Olá! Tudo bem?
    Já ouvi falar dessa franquia, mas só lendo a resenha daqui que me interessei de fato. Já o coloquei na minha lista!
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre.

    Bjo,
    Misto Quente ~

    ResponderExcluir
  28. Já assisti o primeiro e segundo filme e gostei muito, preciso assistir logo o terceiro! É um filme pra se pensar bastante, poderia ser inclusive um episódio de Black Mirror hahaha ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Mi, tudo bem?
    Achei o plot diferente e criativo, mas acho que não é muito o meu estilo de filme. Não sei se veria esse título no momento.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  30. OLá,
    Eu adoro o primeiro filme. Preciso fazer uma maratona pra assistir os outros.

    tenha uma ótima semana.
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  31. Não conhecia a trilogia, depois vou procurar pra assistir.
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  32. Não conhecia, mas parece ser muito bom!
    Já estou seguindo sua página!
    Beijos!
    Pequeno Mundo das Resenhas - Siga Nosso Blog :*

    ResponderExcluir
  33. Olá
    eu amo essa trilogia
    gosto mais do segundo filme.
    adoro o ator protagonista que faz o segundo e o terceiro.
    A história é muito bem bolada e quando toca a sirene avisando que a noite de crime começou?! Me bate um arrepio. O bom é a cada filme você vai analisando e vendo como as pessoas se tornam cada vez mais cruéis em estratégias super mirabolantes de morte e como vão matando a própria família, amigos e vizinhos e não mais apenas negros, pobres, etc. Mas, sim podendo expelir um ódio reprimido pelo ano todo a todas as pessoas que estão a sua volta e contrariaram você. É bem interessante para analisarmos.
    Fico imaginando isso na vida real, com certeza mais da metade da população ia morrer, ninguém tem dinheiro para comprar esses equipamentos caros de segurança. Gosto muito desse filme. Tomara que vire série.
    beijão
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir