As peculiaridades da vida acadêmica

19:54


Andei sumida. E o motivo disso tudo é justamente a faculdade. Devido aos acontecimentos recentes, eu andei pensando a respeito da minha experiência com a vida acadêmica e resolvi compartilhar com vocês como uma forma de desabafo.

Desde o final do ensino médio eu desejava entrar para alguma faculdade. Mesmo ainda não tendo certeza do que cursar, eu achava lindo quem já estava na faculdade e toda aquela vida que envolvia o graduando. Lembro que eu sonhava com a minha vez: em ver meu nome na lista dos aprovados. Imaginava em como seriam as aulas e os dias em geral, minha rotina etc.

Acabei o ensino médio. A minha expectativa estava no pico da montanha! Ficava na dúvida se eu cursava Direito ou Letras. E mesmo com essa dúvida, eu fiz a prova do ENEM. Anos se passaram e a dúvida continuava e mesmo com o tempo seguindo em frente, eu não conseguia nota o suficiente para passar para nenhum curso que eu queria, em todos os anos que tentei o ENEM. Isso me frustrava. E olha, eu não tirava notas baixas. Sempre fui boa aluna! Não entendia a razão de fracassar em cada tentativa.

Cinco anos se passaram até que eu decidi, por fim, o que cursar. Escolhi Letras com habilitações em Português e Inglês. Desisti do ENEM e me aventurei na matrícula em uma faculdade privada, conhecida apenas na região onde moro. Afinal, era meu sonho começar a graduação e após tanto tempo, não me importava tanto em qual instituição.

E lá estava eu em 2015.1, incrivelmente feliz pois estava iniciando a graduação! E quanto mais os semestres iam avançando, eu me envolvia com o curso. Me apaixonei por literaturas, coisa que no ensino médio eu não tive a oportunidade de conhecer tão a fundo, mudei conceitos sobre certos tópicos que envolvem a sociedade, eliminei certos pré-conceitos, aprendi a ouvir e respeitar argumentos distintos. Cresci como pessoa.

Mas enfim, não vim dizer sobre as maravilhas que o curso de Letras trouxe para a minha vida. Mas sim, sobre alguns tópicos que eu vivo, dos quais eu discordo e só fui descobrir, após alguns anos dentro da academia.


Inicialmente, nós temos que decidir o que queremos da vida muito cedo. Muitas das vezes, não temos o completo entendimento em como a vida de fato funciona. Mas, a sociedade esmaga tanto essa responsabilidade em todos nós quando ainda somos adolescentes. Como já foi mencionado, eu sempre tive dúvidas. O lado ruim é que quando, nessa época de escolha, você fala que quer cursar Letras (por exemplo), muitas pessoas questionam e argumentam com algo semelhante à: "Mas ser professor não dá dinheiro!". E quando, um tempo depois, eu dizia (para as mesmas pessoas) que eu cursaria Direito, eu ouvia: "Nossa, é muito difícil cursar e depois se estabilizar na profissão." etc. Ou seja, além de ter que escolher cedo, eu nunca tive apoio da maioria das pessoas ao meu redor. Eu era adolescente, tudo o que eu precisava era de suporte.

Após isso, quando enfim se decide o que cursar, quando se matricula em alguma faculdade, aos poucos o peso da responsabilidade cai sobre nossos ombros. São trabalhos, pesquisas, apresentações, resumos, fichamentos etc...tudo marcado para datas próximas. E a sensação que eu tenho é de que o dia tem menos de 24h. 

Tenho outras responsabilidades fora da faculdade, mas ela não quer saber disso. Ela quer tudo pronto.

Com isso vem todo o desgaste emocional. Todo o estresse, toda a ansiedade, todo o sofrimento.

Certa vez eu estava lendo um texto sobre os problemas emocionais que a faculdade traz e eu tive que concordar com tudo o que estava naquele texto. Não o tenho na íntegra e não me lembro quem foi o autor, mas me recordo que o texto falou sobre não ser normal o aluno ter crises de ansiedade antes de uma prova ou uma apresentação de trabalho. E sim, isso não é normal. Não é sadio.

Hoje eu entendo o porquê de muitas pessoas trancarem o curso no meio do caminho. Eu mesma já pensei em fazer isso diversas vezes. O que me segura até hoje foi todo o dinheiro que já deixei na instituição.

A questão é que o graduando passa por todos esses obstáculos emocionais para conseguir concluir a faculdade em um país onde não se tem segurança alguma. 

Esse é o problema.
Será que vale mesmo a pena?

Ainda aconselho e motivo as pessoas ao meu redor a fazer faculdade, mas também sinalizo para irem preparados psicologicamente. Creio eu que só o fato de precisar se preparar psicologicamente para executar algo, seja algo contrário do natural.

You Might Also Like

38 comentários

  1. Hello dear ♥
    Great post, lovely blog!

    I follow you, hope you can follow me back!
    xoxo

    https://blogvivalavida3.blogspot.rs/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    muito bom o texto, estou na minha segunda faculdade a primeira e a que eu realmente queria que é Publicidade e marketing mas que não consegui emprego e essa foi particular, então era muitos trabalham por ser algo que envolve pesquisa, criatividade e o sofrimento valia a pena gostava de fazer os trabalhos. Agora faço administração em uma pública e estou curtindo, mas os professores da pública já deram a entender que alunos de faculdade precisam dormir no máximo 4 horas como um professor chegou a falar e se dedicar aos trabalhos, eles passam um monte e querem tudo correndo, um mesmo que deixou o pessoa revoltado pediu um artigo para ser feito em uma semana e eu nunca vi um artigo ser feito em uma semana. Os professores acham que não trabalhamos, que não limpamos a casa e que não só as aulas deles.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tô no final da minha faculdade e passei por tanta coisa.. Meu psicológico ficou muito abalado e sempre me pergunto se vale a pena.. A resposta eu ainda não tenho, mas estou tentando.. Adorei o post. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sempre achei tudo isso também... Temos que decidir tudo tão cedo, e sem nem ter certeza das coisas né? Mas de qualquer forma,é uma fase difícil, mas que depois faz falta, é uma experiência muito boa!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu acabei desistindo, sem apoio familiar, a sofrer de ansiedade, não fui capaz.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post Mi. Concordo com você e sempre tirei notas boas no ENEM, porém a burocracia era tão grande que acabei desistindo e investindo em uma universidade privada. Falta um pouco menos de um ano para que eu conclua a faculdade e sei bem como temos que nos virar nos trinta para dar conta dos trabalhos e provas enquanto conciliamos vida profissional, familiar e afetiva. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Milena,
    Minha história acadêmica foi bem parecida com a sua. Eu sempre quis tirar um ano ~livre~ após o ensino médio, mas meus pais não deixaram. Então, eu acabei numa facul privada que tinha parceria com a escola do ens. médio e tinha uma bolsa. Fiz Letras tb e foi escolha de última hora. Optei pelo Inglês e escutava as mesmas questões que você. O engraçado é que não almejava ser professora, mas sempre gostei de manusear textos. Lembro que eu vivia doente na época da facul. Umas coisas estranhas apareciam que nenhum médico sabia dizer o que era. Depois que a facul acabou veio o desastre. Lido com ansiedade até hoje e pra completar, eu to há uns 3 anos sem conseguir trabalho. Não é o conto de fadas que a galera imagina mesmo.

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mi!

    Estou no segundo ano do ensino médio e também quero cursar Letras Português-Inglês, mas não recebo muito apoio das pessoas ao meu redor em relação a isso... Me identifiquei muito com o que você disse sobre as pessoas te dizerem que não dá dinheiro, porque também já ouvi isso várias vezes. Mas enfim, eu acho muito triste as condições que as universidades impõem aos alunos, porque diversos possuem problemas emocionais por causa disso e é realmente muito triste :(

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
  9. OI Mi

    Eu fiz Letras em uma faculdade pública e perdi muitos cabelos kkkkkk mas passou, vai passar pra vc tb. Acho que a gente escolhe o curso muito cedo, não temos ideia ainda das coisas. Mas uma coisa é real, a gente não vive de sonhos, infelizmente.... mas hoje quando alguém diz que vai fazer letras eu só rezo internamente pra pessoa sobreviver e ser desapegada de dinheiro.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mi!
    Adorei seu texto! Acho que o fator influenciador nessa pressão de fazer faculdade é justamente a pressão da sociedade, pais, etc e ainda tem as questões sobre os cursos. Eu tive livre escolha para estudar o que eu quisesse, mas conheço gente que foi meio que obrigada a estudar algo que não gostava só por causa dos pais.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Geral acha que fazer faculdade é a melhor coisa do mundo, bobagem!
    Imagina você que cursa Letras já ouvia cada coisa, imagina eu que sou formada em Produção Cênica, ou seja arte? HAHAHAHA chega a ser engraçado lembrar.
    Vida de estudante é foda, eu já fui chorando diversas vezes pra faculdade, pensei outras diversas vezes em largar... Trabalhar, estudar, ter vida social, fazer trabalhos, não ter amigos na faculdade... foi foda.
    Mas força aí, tudo passa e a gente cresce.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Hoje em dia a faculdade já ajuda bem pouco, principalmente em algumas áreas, tipo a minha que é propaganda. O pessoal não olha muito para se fez ou não, e sim, se tem as habilidades. Mesmo assim eu gosto. Acho que quando a gente se encontra, é bem bacana. E deve ser bem terrível viver com dúvidas. Tenho uma amiga que já se formou em um curso, e já trocou outros dois e ainda não se encontrou na vida.. é triste. Fico feliz que apesar dos pesares, você gosta do que está aprendendo :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    A época da faculdade não foi fácil, mas quando terminamos o curso a gente até sente uma certa falta.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  14. Oi, Mi!
    A vida acadêmica é muito complicada mesmo. E a perspectiva de futuro no país não ajuda. Eu tô formada há 4 anos e ainda não tenho a estabilidade que pretendia logo depois da formatura.
    A gente realmente precisa de muito preparo psicológico!
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  15. Penso o mesmo que você. Existe toda uma romantização em cima da faculdade, e somos iludidos que será a melhor fase da vida, e quando chega lá a gente se vê perdido com todo mundo colocando pressão. Comecei um curso e sai e entrei em outro, agora faltando só o tcc me vejo perdida e sem rumo e querendo desistir. Acho que alguém devia nós dizer que a gente não tem que se cobrar muito.
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Mi!
    Muito legal você ter compartilhado esse post com a gente que lê o blog.
    Eu já fiz faculdade e o único recado que posso te dar é: não desista!!! Fiquei sem vida social por 5 anos, passava o fim de semana estudando, vivia atrás de bolsa de estudos (fiz facul particular mas não tinha dinheiro para pagar)... Enfim, foram 5 anos de muito stress. Mas hoje, que estou empregada, trabalhando na profissão que escolhi, penso que valeu a pena.
    Força!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o texto! É verdade o que você disse sobre a pressão de sairmos do ensino médio e já termos que saber o que faremos da vida, qual faculdade iremos cursar e tudo mais. Quando eu terminei, decidi fazer biomedicina por puro chute, e também porque não queria ficar anos parada pensando no que fazer. A sorte é que deu certo, me apaixonei pelo curso e formei sem problemas, mas se não tivesse dado certo era o dinheiro dos meus pais que ia pro lixo kkkk e realmente, é tudo muito pesado mesmo. O desgaste emocional é enorme, principalmente quando se trata de provas e trabalhos. Você tem que entrar pra faculdade já sabendo que terá que ralar bastante. Mas foco, fé e força que logo mais você também estará formada e dizendo: Ufa!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Pior que devo concordar com tudo, Mi!
    Eu absolutamente sinto isso TODO dia, mesmo tendo terminado a graduação
    "E a sensação que eu tenho é de que o dia tem menos de 24h."
    Espero que a sua esteja acabando - TÁ NA METADE, MI, VAI QUE É TUA, MENINA! - e não desista por mais que as vezes pareça que a vida quer isso.... Eu adorei seu texto, me vi em diversos trechos :/
    beijocas!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem?
    Disse tudo! Hoje em dia faculdade é meio básico, então quase todo mundo tem que fazer pra conseguir uma boa colocação. Mas é foda, cansa demais. =/
    Eu já troquei de curso 1x porque minha primeira escolha não me fez feliz. Foi uma experiência que me fez amadurecer, mas meu psicológico ficou abalado hahaha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  20. Menina, não é fácil mesmo...vejo pelas minhas filhas que estão em faculdade, gente é muita pressão!!


    Bjim...
    >>blog Usei Hoje<<
    > Instagram<

    ResponderExcluir
  21. Realmente, encarar uma graduação não é nem um pouco fácil. Mas com ajuda e força de vontade, tem como!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Amei seu texto, muito forte e muito real. Nunca tive vontade real de fazer uma faculdade e formar porque sempre tive dentro de mim a certeza que faculdade não trás garantia nenhuma de um bom futuro, mas para conseguir sair da minha cidade, eu tive que estudar, escolhi um curso no qual me identificava na época, e ainda gosto, e mudei completamente a minha vida. Dito e feito, foram anos de sofrimento, choro, estudo, dinheiro para pagar trabalhos, mas enfim, consegui a tão sonhada formatura. Estou aqui, formada, desempregada, e tentando entender porque faculdade, que hoje em dia é algo banal, ainda é taxada com tanta importância. Não saímos do ensino médio preparados para a faculdade, assim como não saímos da faculdade preparados para o mundo. É muito complicado isso.

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  23. Oie Mi =)

    Eu morro de saudades da época da Faculdade. Por mais puxado que fosse, ela também foi uma das épocas mais felizes e plenas da minha vida.

    Estou pensando em ano que vêm voltar a estudar, ainda não decidi o que, mas logo vou voltar ao campus ^^

    Ótimo texto!

    Beijos ;***

    Ane Reis | My Dear Library 

    ResponderExcluir
  24. Te entendo perfeitamente, passei por isso. Gostei muito de fazer administração, mas até hoje não sei se foi a melhor escolha para mim. São muitas responsabilidades, datas... E temos que escolher tudo muito novos. Eu quase desisti da minha pós, se eu não tranquei foi porque meus amigos me deram apoio, eu estava super desmotivada e quando eu estava no meio da pós a crise já estava batendo na porta, ou seja, o desespero aumentou né? Meu irmão está na fase de entrar na faculdade, quero muito conversar com ele mais sobre isso, para ajuda-lo. ótimo texto.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  25. Olá!!! <3
    Eu amo desabafos. Vamos lá.
    Acho que te entendo sobre a frustração de não ter apoio em nenhum dos cursos que desejava. Foi assim comigo também. Ainda não tenho apoio e eu fico achando que todo mundo tem razão e eu vou ficar desempregada pra sempre, mas eu tenho que confiar no que os professores dizem né, e me esforçar também. Boa sorte pra nós duas!
    Eu também acho que tive que escolher muito cedo. Eu tinha dezessete anos quando comecei o curso, e não sei se essa é uma boa idade pra uma decisão tão grande. Mas me conheço e sei que não poderia passar um ano sem estudar ou fazendo só cursinho. Eu precisava sentir que estava me movendo, sabe? Morro de medo de perder tempo.
    É realmente muito tenso que você deva se preparar mentalmente PRA ESTUDAR! ESTUDAR! Isso não deveria ser um big deal, deveria ser natural. Mas também recomendo a faculdade. Faz você crescer muito de certa maneira, né?
    Beijosss <3
    seessemundofossemeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito do seu texto e super me identifico com ele. Fiquei esperando uma oportunidade pelo ENEM e não conseguia até que fui pra faculdade privada. Era o sonho ir pra graduação logo depois do ensino médio, ainda fiquei em 1 ano de espera (o mais longo da minha vida) e quando entrei me senti realizada só no primeiro período e depois já comecei a sentir a pressão e toda aquela responsabilidade e o pior é ter que conciliar os estudos com trabalho, morar sozinha e tantas outras coisas. É bem difícil, dá vontade de desistir, mas sem esforço não conseguimos ir longe né? Ainda tem as pessoas que insistem em falar "essa profissão não dá dinheiro", minha resposta pra todas elas são: "além da importância de se fazer o que gosta, o que vai determinar ganhar muito ou pouco dinheiro não é a profissão em si, mas a profissional que eu irei me tornar". Sucesso pra ti flor e vida que segue :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Essa vida acadêmica não é fácil, eu estou muito desanimada com meu curso, mas tenho que seguir em frente. kk
    Adorei seu post, seu curso é lindo demais (Letras), sei que vai servir de reflexão para muitas pessoas. *--*
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  28. Realmente a faculdade é um periodo da vida bem puxado, pois os professores (pelo menos os meus) acham que você tem o dia todo só pra aquilo e passam vários trabalhos para entregar na mesma semana.
    Mas por mais puxado que fosse as vezes sinto saudade dessa correria e da alegria de aprender algo novo todo dia.

    ótimo texto.
    abraços

    http://www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  29. Olá ^^
    Lendo seu texto me fez pensar no que passei. Minha família sempre foi simples e como tenho duas irmãs mais velhas, quando chegou a minha vez ou eu entrava numa faculdade pública ou me bancava sozinha numa particular. Eu moro em Brasília, e sempre detestei a UnB (na época era a única universidade pública). Então eu fazia os cursinhos e gastava dinheiro durante vários semestres com uma preparação que na verdade não queria pq só tinha uma opção. O que aconteceu? Fiquei tão estressada que até negativei um dos vestibulares que fiz. Dei um basta para todo mundo, família, amigos. Eu disse q ía trabalhar e depois via como ficava a faculdade, afinal já estava até com queda de cabelo. Tive que cortar meu cabelo no pescoço pra ver se a queda parava. Não demorei muito e consegui um trabalho. Depois de alguns meses a minha própria chefe vendo que eu não estava conseguindo entrar no Prouni (na minha época estavam lançando o programa) apesar de ter tirado uma boa nota no ENEM, ela resolveu me ajudar a conseguir uma bolsa na antiga faculdade dela. Era uma bolsa parcial, mas eu conseguia pagar com o meu salário e enfim fiz a faculdade de Administração de Empresas na UPIS. Nunca me arrependi do curso que escolhi. Faria de novo. Mas tive que passar por um período de quase 2 anos no Limbo para poder tomar uma atitude mais forte em relação as pressões. Infelizmente, as famílias acham que estão nos ajudando mas não é a verdade. Sofremos muito mais. Tive que conciliar 4 anos de estudo com trabalho de 8 horas e mais 4 horas nos sábados. Com muito foco consegui terminar todo o curso com ótimas notas. Tenho certeza que vc vai conseguir superar as dificuldades que também tive. Força!!! Estou torcendo pelo seu sucesso.
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá
    acho que todos nós compreendemos tudo que você escreveu.
    estou com quase 30 e ainda não sei o que quero para minha vida.
    a sociedade nos empurra e nos obriga a várias coisas desde cedo e nós nem estamos preparados para várias tarefas da vida. Tudo tem que ser muito rápido e jogado. É tão bom ser criança né. Quando somos pequenos nós não temos a dimensão de como ser adulto é chato e complicado.
    Já me senti frustrada várias vezes com as profissões que escolhi.
    Mas, é sempre tempo de nos descobrirmos e lutar pelo que é melhor para gente.
    Enquanto aos outros, eles só querem criticar, não importa o que você decidir para sua vida.
    beijão
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  31. Oi Mi!

    Já passei por essa fase e sei que não é fácil, mas não sei se ajuda, tudo isso passa. Como diz na animação da Dory: Continue a nadar! O texto reflete bem esse momento. É muita coisa acontecendo, pressão, pouco tempo, correria, ansiedade, eu cursei algo que na verdade se fosse hoje em dia talvez tivesse escolhido outro curso pela falta de oportunidades nesse país. Infelizmente, a vida acabou me levando para uma outra área depois de formada, mas não vou negar que o curso me ajudou muito como pessoa e como profissional, mesmo eu não atuando diretamente. O futuro é muito imprevisível e espero que logo você passe por essa etapa vitoriosa!

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  32. Pode parecer bobagem ou nem verdadeiro, mas o seu texto representa muito o que estou passando: a pressão de se escolher algo aos 17 anos.
    Vou concluir o ensino médio este ano e tenho o sonho de cursar faculdade ano que vem e realmente estou confusa entre o que escolher, o que não escolher, se vou conseguir passar, se vou conseguir bancar financeiramente, porque a faculdade privada perto da minha cidade é cara e até por ser uma das "melhores" das regiões, eles não se importam muito se está um preço abusivo ou não.
    Sinceramente, pesquiso muito e me preparo psicologicamente para o que vai ser porque o medo que sinto de não dar conta é muito grande e como você falou, a faculdade não vai se importar se você trabalha ou faz qualquer outra coisa.
    Não sei se vou conseguir entrar na faculdade ano que vem, porque nem consigo decidir o que realmente quero e nem cheguei lá e a pressão é muito grande.
    Espero mesmo entrar, mas como você disse, em um país onde não se tem estabilidade nenhuma, a cobrança pela decisão da sua vida é grande demais.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  33. Oi, Mi.
    Faculdade não é simples.
    E escolher o curso também não é nada simples e muitas vezes as pessoas ao nosso redor complicam ainda mais nossa escolha.
    Eu aconselho que todas as pessoas façam algum curso superior.
    É uma experiência muito importante, quase fundamental.
    E não se pode desistir tão facilmente.
    Persistência é a palavra chave para progredir e concluir o tão sonhado curso.
    Bela postagem.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  34. Olá! ♥
    Eu me identifiquei e muito com o texto. Comecei a faculdade esse ano após tentar 3 vezes, mas eu consegui prouni então não gasto taaaanto assim na faculdade. Meu primeiro semestre foi à distância e eu simplesmente ficava desesperada, estudando todos os dias, pesquisando sobre o que eu não entendia, afinal, eu não tinha um professor físico para me ajudar e tirar dúvidas, o fórum demora muito para ser respondido. Sem contar que, na época de provas me dava uma ansiedade do cão. :/ Acabei mudando minha matrícula para presencial exatamente por isso e não me arrependo. A faculdade está me tomando um belo pedaço do meu tempo, e como você disse, parece que o dia não tem mais 24 horas. Mas até que por enquanto está sendo bem tranquilo, não sei se é por conta do meu curso (administração) ou se é porque estou no começo dele. Mas tenha forças e não desista! ♥

    ResponderExcluir
  35. Adorei o post muito bom texto

    http://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/01/minhas-series-favoritas.html

    http://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/01/estilando-com-pouco1-maionese-nutritiva.html

    ResponderExcluir