O que houve com as minhas preferências literárias

20:20

Tumblr


Tudo começou com um bloqueio literário. Eu, simplesmente, não conseguia ler livro algum!


Eu não entendia a razão desse problema, muito menos tinha noção em como resolvê-lo. Isso era um tanto estranho, uma vez que eu gostava de ler a maioria dos gêneros literários. Se a capa do livro X ou sua sinopse me chamasse a atenção, eu comprava o livro. Dava-me sempre uma chance de voltar à leitura, mas não adiantava, eu não conseguia passar dos capítulos iniciais e tinha livro que nem mesmo sequer foram abertos. Fiquei um tempo curto nessa tentativa, até o dia em que desisti e parei de comprar livros de vez. 



Era um vazio que não me incomodava. Às vezes, pensava sobre esse assunto, mas nada demais..."Está tudo bem. It's not a big deal!" E vida que segue. Me preocupei com outras questões, e com isso, o meu problema de leitura ficava cada vez mais remoto.



Até o dia em que decidi me matricular no curso de Letras da graduação. Após isso, minhas opções referentes à ler um livro limitaram-se em ler ou ler. Não tive escolha...


Passei, então, a conhecer os livros acadêmicos que envolvem a minha área. O primeiro ano foi difícil, já que eu havia desacostumado a ler e, antes da faculdade, eu nunca havia pego um livro complexo para decifrar. Sempre admirei quem tem esse costume, mas nunca me vi, de fato, apreciando um livro tão reflexivo como os que conheci nessa estrada acadêmica.

Os semestres foram passando e quanto mais eu lia, mais eu queria ler. Achei incrível e curioso as opiniões de teóricos e filósofos sobre determinados assuntos que eu comecei a querer "fazer parte" dessas obras ou entender mais a fundo certos assuntos, estes que vou trazer para vocês aos poucos.

Comecei, também, a criar gosto por literatura brasileira. Livros escritos em décadas passadas me chamam atenção. Outrora, eu não me imaginava lendo um livro desses. Era chato. Aborda assuntos não interessantes e apresenta uma linguagem difícil. Tolice! Esses livros são tão atuais e ricos em informações, que hoje em dia sinto a necessidade de ler todos eles e recuperar o tempo perdido.

Percebi que a minha intimidade com a leitura deu um avanço. Antigamente, com alguns textos, eu tinha dificuldade para entender o que se estava escrito e minha leitura era demorada. Hoje em dia, leio mais rápido e, mesmo assim, não perco informações necessárias para agregar o entendimento e estar apta para comentar sobre o assunto lido.

Tumblr

Resolvi montar esse texto pois uma coisa passou a incomodar-me depois que eu voltei a usar blog: a maioria (se não todos) dos comentários, que eu deixo nas resenhas de livros, nos blogs que costumo visitar, são semelhantes à "Não conhecia o livro"; "Não sei se leria esse livro" etc.

Esses meus comentários inquietam-me pois me lembra dos anos em que fiquei sem ler livro algum. Pois, com isso, fiquei de fora do mundo dos livros. Porém, esses comentários também me lembram de que, após a faculdade, as minhas preferências literárias foram modificadas.

O que antes eu lia quase todos os tipos de livros, hoje já não fazem o meu estilo.


Não estou aqui para dizer que um livro é melhor que o outro. Não. Nem pense nisso. Acredito que toda leitura é válida, ainda mais nos dias de hoje...Leitura é algo que não pode se tornar um hábito obsoleto. Então, nem pense nisso. Só quero dizer que depois de descobrir outras formas de ver o mundo, eu ando preferindo ler livros que trabalham mais com a realidade ou que sejam, por mínimo que for, reflexivo.

Após muito tempo sem ler ficção, peguei para ler um livro que me chamou atenção pela presença da distopia. Perceba, ainda leio ficção. Nunca passou pela minha cabeça abandonar este gênero. Mas, o que eu busco nesses livros é a presença de algo exista na nossa sociedade. Algum sinal de que faça-me lembrar de algum filósofo e com isso, aplicar todo o conhecimento que fui capaz de adquirir na graduação.

Então, por favor, não me entenda mal se eu comentar na sua publicação, que você fez com todo o carinho, algo como citei neste texto. Modifiquei meu gosto literário e esse processo, como pode-se notar, não foi de repente.

You Might Also Like

48 comentários

  1. Oi, Mi.
    Nossos gostos literários vão mudando com o tempo e com nossa convivência com os livros.
    Infelizmente eu acho que estou nessa fase de não ler quase nada há muito tempo...
    Preciso voltar a ler, tenho livros na estante há alguns anos que nunca li.
    To tentando adquirir o hábito de ler todos os dias pelo menos dez páginas e assim a rotina vai chegando e vou passando a aumentar o número de páginas.
    O relato da sua experiência pode ajudar nesse processo.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mi!

    Adorei o post! Já tive diversos bloqueios literários e super entendo o que você mencionou. Também tenho tido mais interesse em literatura nacional, que, até pouco tempo atrás, eu achava que nunca acabaria gostando.

    Beijos,
    Isa

    ResponderExcluir
  3. Oiee, acho normal as pessoas terem gostos diferentes, aliás, isso é muito bom. Meu caminho foi um pouco oposto pq depois que terminei a faculdade de Letras acho que leio bem mais livros não tão ricos em reflexão e adooro rsrsrsrsrs E não fique preocupada com os comentários, eu ao menos, te entendo rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!
    Adorei seu texto e me identifiquei demais com tudo que você disse... às vezes eu largo um livro pela metade. Eu não gosto de muita enrolação e depois da página 100 eu sinto muita dificuldade de prosseguir. Isso tem me acontecido bastante. mas também existem aqueles livros fantásticos e raros que despertam tantas coisas boas que realmente fazem a diferença na estante e na vida... e assim vamos né mesmo?

    beijinho!!!

    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  5. Eu estava assim também antes de entrar na faculdade. Quando criança eu adorava ler e na minha adolescência, mais ou menos aos 16 anos, eu fiquei estagnada e não conseguia ler mais nada, mas ainda assim eu comprava livros e os acumulava aqui. Depois de um tempo parei de comprar e até hoje não comprei mais.
    Após eu entrar no curso de Administração tive que ler livros necessários para o semestre, artigos, pesquisas e coisas do tipo e acabei gostando. A faculdade onde estudo fornece livros em pdf e estou me acostumando a ler (mas ainda sim não gosto muito, prefiro o físico), então agora eu só tenho lido livros da minha área e deixei de lado os livros de ficção que eu lia antes. Tenho vários livros parados e nunca lidos, porém eu ainda pretendo ler, só não sei quando. Esse é um motivo que eu não visito blogs literários. Eu estou por fora de tudo que está acontecendo atualmente nesse mundo.
    Ah, e mudar de gosto é algo normal, eu sempre estou mudando e não só em livros.

    ResponderExcluir
  6. Super post

    https://kraljicadrameblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que isso é algo normal que acaba por acontecer a todos. Os tempos mudam, mudam-se as vontades. Agora é apenas descobrir o que faz ficar agarrada a um livro e aproveitar ainda mais aqueles que gosta!!

    beijinhos
    Rafaela Borges || KnightLand ❤

    ResponderExcluir
  8. É natural o gosto literário mudar, afinal tudo muda. É muito interessante ver o que liamos no início e o que lemos atualmente, porque por miníma que seja, vemos uma diferença.
    Livros de estudo, só leio o de matemática e não tenho o costume de ler livros da literatura clássica, mas tenho alguns na minha lista que pretendo ler. Você falou sobre reflexão e algo que eu amo ler é livros de filosofia, seja o que aconteceu com tal filosofo, qual a proposta dele ou o que for, porque é fascinante que algo tão antigo seja tão atual e isso é a filosofia. Até por causa da filosofia, estou me interessando mais por livros que abordem a mitologia grega, coisa que eu não leria antes.
    O importante é que você lê, toda leitura é válida, e gostos literários diferentes é o que não vai faltar.
    Adorei o blog.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  9. Que bom que você conseguiu encontrar seu caminho de volta pra leitura! Acontece mesmo de termos fases em que travamos e leitura nenhuma de gênero algum vai. As vezes é o nosso cérebro que está cansado, sei lá, mas o importante é encontrar o caminho de volta alguma hora hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Leia a resenha do meu livro O Poder da Vingança lá no blog e aproveite para adquirir o seu exemplar!

    ResponderExcluir
  10. Oie Mi =)

    Acho normal que as nossas preferências literárias mudem com o tempo. Tem muitos livros que li a anos atrás e que sei que se for ler eles hoje, já não vou gostar tanto assim.

    Eu passei por uma ressaca literária brava nos últimos dois meses, mas agora meu ritmo de leitura está voltando aos poucos =) Só foi preciso encontrar o livro certo.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post, eu antes lia tanto, hoje em dia tenho andado preguiçosa e lido bem pouco..
    Beijo
    ;)
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|

    ResponderExcluir
  12. Meu gosto literário muda de acordo com meu estado de espírito. Houve uma época que eu só lia NA; hoje em dia estou mais focada das fantasias e romances de época.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Super te entendo.
    Eu também fiz Letras e na época não tinha muito gosto pela leitura, e fui reeducada por lá e mais quando decidi abrir o blog. Mas, antigamente eu lia muito romance e trocava figuras sobre eles direto. Hoje em dia, olha só, sou apaixonada por thrillers. Investigativos, suspense...estão sempre no topo da minha lista HAHAHA. Acho que o jeito é sempre se arriscar em um 'novo' sabe, daí uma hora a leitura desemperra haha.

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  14. Adorei o seu texto e me identifiquei muito com ele. Até porque muita coisa que eu gostava antigamente acabei perdendo o interesse, mas acredito que faz parte da vida e renovar e dar oportunidade de conhecermos novos ares é o que há.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Eu super entendo isso. Eu tenho o costume de ler muita literatura nacional, mas em sua maioria contemporânea. Geralmente, o que as pessoas estão lendo não é o mesmo que eu estou lendo e me sinto meio estranha. Semana passada li uma distopia incrível e, desde então, não consegui iniciar mais nenhuma leitura. Vou tentar hoje.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  16. Super normal suas preferências mudarem, faz parte da vida. A gente muda muito durante os anos e nossos gostos também. Eu por exemplo não era muito de ler, mas depois que casei, li todos os livros que meu marido tinha em casa, e o tema espírita eu acabei gostando demais, mesmo não tendo esta religião e nunca lendo nada do gênero antes. Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
  17. Pelo visto estou precisando fazer Letras para ver se pego gosto por certas leituras, rs. Só consigo ler certos tipos de livro, mas nem é que não tento ler outros, é que se eu não gosto de um livro eu acabo dormindo, rs. Engraçado que quando eu era mais nova isso não acontecia.

    Beijos.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  18. Acho que há tempo e espaço para fazer leituras de livros mais clássicos ou complexos, como de leituras mais leves.
    Na minha estante tenho de tudo :)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  19. Já passei por isso também há um tempo atrás, te entendo. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  20. Gostei do post Mi. Chega um ponto na vida de todo leitor em que ficamos mais críticos e seletivos e tendemos mais a nos focar em um determinado gênero literário. Te entendo completamente, pois passo por isso habitualmente. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  21. Sempre fui preguiçosa para ler, acredita? Mas conforme a gente vai amadurecendo, nossos gostos e preferências vão se modificando mesmo. E acho ótimo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bem?
    Acho que a gente muda ao longo da vida, nossos gostos também. Faz parte, não se sinta mal!
    A vida é muito curta pra gente ficar lendo coisas que não nos interessam, né?
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  23. Oi,
    Eu acho que é natural nossas preferencias literárias se alterarem com o passar do tempo.
    No início de minha vida como leitor, lia muitos livros policiais, mas dps de um tempo começou a perder a graça. Parecia que era sempre mais do mesmo.
    Mas concordo com vc: tbm gosto de livros que provoquem algum reflexão. E creio que há livros provocativos em todos os generos, de forma a agradar qualquer tipo de leitor.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Eu sou do tipo de leitora que se dedica a gêneros por um tempo, agora leio mistérios juvenis e assassinatos. Outras vezes só romance ou só poesia.
    Tem muita gente que diz que não gosta de ler pq ainda não achou o livro certo.
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oiiee, tudo bom?

    Texto interessante, sabe de uma coisa, acho que é uma mistura de tudo, a gente abre os horizontes, muda, amadurece. O que é bonito ja deixa de ser e o interessante ás vezes se torna monótono. No comeco era a louca das biografias, amava ler uma biografia de alguém que curtia e admirava, ai cansei total, e me voltei para as distopias, fantasias e até romances juvenis. Agora aos pouquinhos estou lendo alguma biografia que ainda me atrai, mesmo depois da overdose, mas também percebo que fui mudando, até com relacao ao que leio ainda, me tornei mais critica, talvez até mais chata. Esse amadurecimento que a gente experimenta é necessário e acho super legal a tua maneira de expor as mudancas que passou. Quanto aos classicos brasileiros, O Cortico é até hoje um dos meus livros favoritos e realmente há muita coisa boa por ai que merece ser relembrada.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Eu sempre estou em processo de modificação do meu gosto literário, de maneira que acho seu processo muito natural. Eu fui uma adolescente muito comprometida com o processo do vestibular, então na adolescência lia muitos clássicos, tinha uma lista dos autores que caiam na prova de português e segui ela tanto quanto os três anos de preparação permitiram, na graduação e no mestrado minhas leituras foram focada na História, Teoria da História, Ensino de História minha vida era essa e quase exclusivamente essa. Depois do mestrado entrei no mundo das leituras mais leves, quase fúteis e agora estou em busca de um equilíbrio sabe?!?! Tenho lido muitos HQs, tenho lido clássicos novamente com um olhar de uma mulher depois dos 30 para confrontar o olhar da menina antes dos 20... e assim vou indo. As vezes sinto que as pessoas que me acompanham na blogosfera não comungam do mesmo gosto que eu, as vezes sinto que estou numa vibe diferente da delas, mas acho isso bom. Só Narciso gosta apenas do que é espelho e está em contato com pessoas que tem gostos diferentes dos nossos e estão em momentos diferentes dos nossos é bom, enriquece a gente.

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
  27. Eu já tive ressaca literária depois de ler muito acredita? Fiz jornalismo, então os livros e textos eram muitos. Hoje também mudei meu gosto literário e dou chances à todos os livros, inclusive os difíceis. Já li "O som e a fúria" e foi de longe a minha maior dificuldade acredita? Não sei se já leu, mas se um dia tiver tempo tente, é interessante o que Faulkner fez com a escrita.
    E eu fico mega chateada porque no blog não abordo muitos livros, mas algumas vezes posto de algo que estou lendo no Instagram e rolam esses comentários que você falou e é bem triste isso :s

    www.vestindodeias.com

    ResponderExcluir
  28. Acho que cada um tem seu gosto e é muito bacana se auto descobrir. É maravilhoso, somos mutáveis e isso é muito bom :) Parabéns pelo texto, falou bonito e expressou seus sentimentos sobre esse mundinho das leituras.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi!!!
    Eu acho muito interessante essas mudanças de hábitos literários. Não que um tipo de literatura seja "superior" a outra, mas as vezes a gente se apega tanto a um determinado gênero que acaba não conhecendo outros tipos de leituras que também pode ser bem interessante.Eu leio de tudo, mas eu tenho fases. Algumas vezes eu mergulho de cabeça em ficção cientifica e outras eu só quero saber de não-ficção. hahahaha
    Gostei bastante do seu texto. ^^
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  30. Oi
    que bom que voltou a leitura, mesmo que seja com livros mais reflexivos e que fazem pensar mais. O meu gosto é diferente do seu, gosto de ficção, romances, pois na leitura vejo uma forma de descanso e nem sempre reflexão, eu leio livros com assuntos interessantes, mas diferentes do que gosta.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Eu amei muito esse post. Gosto demais de saber da relação de outros leitores com essa coisa linda que é a literatura. Talvez minha maior paixão. Mas relacionamentos têm fases, né? se modificam, se solidificam, se desgastam... Acho justo que se entenda isso como qualquer outra relação social e que se personifique a leitura, se ajudar. Que bom que você voltou e que está mais íntima disso. Quando me afasto das minhas leituras, considero um tempo válido, mas não consigo persistir muito. É que nem quando eu estou apaixonadinha por alguém e passo um dia sem falar com ela e já vou atrás de qualquer meme nessa galáxia só pra puxar conversa hahaha
    Ano passado eu li muito História e coisas mais leves, tipo Jules Verne. Eu meio que estava prevendo que 2017 seria mais trabalhoso. Não tava errada, como você, tive que ler ou ler. Ai eu pouco peguei minhas tão amadas literaturas ficcionais (também gosto de uma coisa que me mostre mais da vida e seja mais existencial, só que às vezes eu necessito ler alguma fantasia juvenil ou romancezinho clichê), tive que enfrentar os teóricos. Mas eu vou te dizer, tem uns que são simpáticos que é uma beleza!
    Sobre os comentários nas resenhas, EU TE ENTENDO.
    Beijosss <3
    seessemundofossemeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. wonderfull post dear have a good day... :)
    https://wpthemesfree.website wp best

    ResponderExcluir
  33. Olá,

    Fico feliz que você tenha encontrado seu caminho para a leitura, mesmo que agora sejam ou tipos de livros.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Pra falar a verdade eu não gosto de ler, então leio muitooo pouco.
    Mas quando estava na faculdade por obrigação li alguns livros de literatura brasileira, peças teatrais e tals e até que gostei. Deve ser por isso que hoje em dia livros de história 'normais' não me chama atenção.
    Mas pra não dizer que nunca leio nada, no momento estou lendo Toda Poesia de Paulo Leminski, já leu?

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Acho que não apenas em relação a livros, mas, com o tempo as nossas preferências vão mesmo mudando. Você só precisou se redescobrir e começar novamente o hábito de ler.
    Também leio ficção e como você tento sempre buscar conhecimento que possa ser aplicado à realidade do que eu leio.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  36. Eu adoro ler, embora nos últimos tempos tenha lido menos do que gostaria. Também mudei muito meu gosto ao longo dos anos, e também aprendi gostar muito daliteratura nacional.

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oi Mi!
    Que bom que a gente muda com o tempo, imagine se fossemos iguais para sempre?
    Eu confesso que até um tempo atrás lia mais as "novidades", mas depois que as parcerias de editoras com o blog terminaram, estou indo atrás de leituras mais diferentes.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  38. Oi Mi, adorei seu texto e posso dizer que lhe entendo completamente, recentemente fiz uma postagem no blog chamada metamorfose literária (http://www.divagandopalavras.com/2017/08/metamorfose-literaria.html) acho que vc irá gostar de ler, aonde falo tmb desse assunto, como tenho pensando no que realmente quero ler, qual minhas necessidades de leitora, e como a forma de eu escolher minhas próximas leituras estão mudando...
    Só posso dizer que rolou muita identificação com sua postagem.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  39. Olá, eu nunca passei por isso. Sempre li mas quando comecei o blog comecei a ler mais e ampliar os meus gêneros literários, também na faculdade passei a ler livros ligados ao curso e gostava bastante.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Normalmente tenho muitos bloqueios quando sou forçada a ler alguma coisa da escola, mas felizmente acabam por passar :)

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  41. Oi
    Eu ja tive essa fase de não ler livros.Parece até estranho dizer que durante dois anos da minha vida eu li apenas uns 10 livros
    Tem vez que eu leio isso no mês.

    Quando eu voltei a ler fiquei meio perdida e acabei começando a ler tudo que minha irmã lia e assim fui criando um novo gosto de leitura .E com o blog esse leque só foi ae abrindo mais.
    Meu gosto modificou bastante esses anos e eu sei que ainda ira modificar ainda mais.

    Amei o seu post

    Beijos

    ResponderExcluir
  42. olá!
    Gostaria, inicialmente, de te agradecer por esse post.
    Eu venho estado presa nessa ressaca literária eterna, da qual eu saio momentaneamente, só pra ficar esperançosa, pegar outro livro, e daí travar de novo.
    Recentemente eu venho sentindo essa necessidade gigantesca de simplesmente ler outra coisa. Livros do tipo que eu nunca li antes e que saem completamente da minha zona de conforto. Eu só fico meio assustada porque eu não estou acostumada com aqueles livros... e se eu não gostar?
    Mas esse post me inspirou a pelo menos tentar. Sair dessa minha bolhinha literária.

    Abraços!
    meu canal: AnaCarolina

    ResponderExcluir
  43. Olá Mi,
    Isso é normal, o que mais acontece é nosso gosto dar uma mudada. Não quer dizer que vc nunca mais vai ler um determinado gênero, mas vc vai filtrar mais. Vi que está lendo "A Rainha Vermelha", eu amei esse livro, já li e resenhei esse, o 2 e os contos. Agora falta comprar o último que saiu ^^ Depois me conta o que achou, ou e volto aqui para ler sua resenha dele ;)
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Adorei o texto e a tua reflexão sobre o assunto! Eu também já passei por diversos bloqueios literários, é complicado, ainda mais quando a gente tá muito acostumado a ler, mas acontece e, quando acontece, só nos resta lidar com isso haha. Isso de mudar de gênero favorito acontece muito. A gente cresce, amadurece, muda e consequentemente nossos gostos mudam também, né? É totalmente normal e acontece com todo mundo. Sem contar que é muito legal sair da nossa zona de conforto e experimentar outros tipos de leitura, né? Vai ver a gente gosta, que nem aconteceu contigo!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  45. Oie, tudo bem?
    Adorei o post, realmente passamos por diversos momentos na leitura, neh!? Mas temos que nos adaptar ao que nos dá prazer em ler!
    www.blogentrelinhas.com/wordpress

    ResponderExcluir
  46. Olá
    muito verdadeiro o post
    te entendo perfeitamente.
    Também gosto de leituras que abram a minha mente e me façam questionar as coisas. Mas, ultimamente eu ando tão ansiosa que não consigo nem abrir um gibi da Turma da Mônica para ler hehehe
    Continue assim. Continue lendo o que te faz refletir, afinal gosto é gosto e ninguém pode te julgar por isso.
    beijão
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir