Her

15:45

Google Images
Em um futuro próximo na cidade de Los Angeles, Theodore Twombly (Joaquin Phoenix) é um homem complexo e emotivo que trabalha escrevendo cartas pessoais e tocantes para outras pessoas. Com o coração partido após o final de um relacionamento, ele começa a ficar intrigado com um novo e avançado sistema operacional que promete ser uma entidade intuitiva e única. Ao iniciá-lo, ele tem o prazer de conhecer “Samantha”, uma voz feminina perspicaz, sensível e surpreendentemente engraçada. A medida em que as necessidades dela aumentam junto com as dele, a amizade dos dois se aprofunda em um eventual amor um pelo outro. (Sinopse: Filmow) 

 Já me senti incomodada em apenas 20 minutos de filme. Quem me conhece sabe que eu gosto da tecnologia, porém tudo o que ela pode nos proporcionar me dá medo e o filme inicialmente toca em um dos pontos que eu acho provável que em um futuro não muito distante algo similar venha acontecer. No tempo em que o filme retrata, a tecnologia deu asas à imaginação de certas pessoas que então criaram um sistema operacional parecido com o que temos hoje nos nossos celulares, aqueles que com um comando de voz faz certas coisas como ligar para alguém etc...(Não sei explicar ao certo, pois não uso essa função) No entanto, essa função com comando de voz, no filme, é mais real, podemos dizer até que é mais viva.


A primeira cena do filme mostra o personagem principal no trabalho, como se tivesse falando com alguém, mas na verdade estava falando com o computador que, sozinho, escrevia (com letra cursiva) tudo o que era dito. Já fiquei me perguntando qual era a necessidade desse emprego?! As pessoas gostavam de enviar cartas umas as outras, mas não se davam o trabalho de escrevê-las, preferiam pagar uma empresa para que "escreva" suas cartas. Isso é assustador! Para mim, isso demonstra o quanto a sociedade dessa época é vazia. Em muitas cenas todos falavam, se comunicavam, mas não uns com os outros. A maior parte das vezes era a pessoa socializando com o sistema operacional. Havia socialização de pessoa para pessoa, mas percebi que isso acontecia apenas para sanar alguma necessidade carnal.

Pensando bem, descrever isso como "assustador" para mim é pouco...

O que não é segredo para ninguém é que o personagem principal se apaixona pelo sistema operacional que se denominou Samantha. Ela o conhecia tão bem, talvez melhor do que ele mesmo, que de alguma forma o fez se apaixonar por ela. Para mim, Samantha era apenas o inconsciente dele, falando apenas tudo o que ele queria ouvir.


Achei o fim da trama confuso. Até fez minha reflexão mais chocante desandar um pouco, não ter mais sentido. Eu realmente esperava outro caminhar da estória, outro final...

Google Images

Tecnicamente, eu amei a fotografia. Amei a breve reflexão que esse filme me proporcionou, mesmo não valendo tanto assim com o decorrer, com o desfecho da trama. A mensagem para mim foi algo similar a aproveitar o momento com minha família e amigos enquanto ainda é normal ter contato direto com eles sem ser por alguma necessidade extrema.
Mesmo com a crítica às relações humanas e a tecnologia, é um filme apaixonante de se assistir, de se envolver.

Esse filme abre oportunidade de múltiplos debates e eu adoraria saber todos os pontos de vista. Deixe o seu nos comentários.

You Might Also Like

13 comentários

  1. Nunca ouvi falar do filme e fiquei bem interessante! Deve ser meio Black Mirror né? Vou procurar mais sobre!!

    Beijos,
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi!
    Já tinha ouvido falar nesse filme. Sempre fico de olhos nos lançamentos e me lembro que esse não chamou minha atenção em aspecto nenhum. Tanto é que não assisti (haha). Mas vendo que apesar dos pesares você gostou, estou inclinada a dar uma chande a ele.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Não conhecia o filme, achei a crítica dele muito atual e preocupante, pois do jeito que a sociedade está hoje, caminhamos para um futuro similar. Não há mais interação social. Não sei se já percebeu, mas no metrô, no ônibus, nas ruas, e todos os lugares, as pessoas estão no celular o tempo todo, nem percebem o que acontece ao redor. Realmente é assustador. Sua crítica ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Mi.
    Eu não conhecia esse filme ainda e não sei se quero assistir hehe. Achei o enredo bem interessante, não lembro de ter assistido nada do tipo. mas não sei se é o tipo de filme que eu vou gostar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Essa relação de homem e até onde sua fixação com a tecnologia pode chegar é um dos temas que mais me assusta ao mesmo tempo que me fascina, Her é um filme do tema que estou querendo ver a um tempo, mais por causa do elenco feminino, Amy Adams e Rooney Mara são umas das minhas atrizes mais queridas da atualidade
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Jason! Esse tema também me traz os mesmos sentimentos. Fico boba com tal envolvimento pode afetar não só a rotina das pessoas, como sua mente.
      Obrigada pelo comentário!
      Abraços!

      Excluir
  6. Oi moça, nem conhecia esse filme... rsrsrs
    Mas é uma boa pedida, anda mais que eu curto coisas mais dessa vibe...
    Bjks!

    http://mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Concordo com você, a fotografia vale MUITO!
    O enredo deixou a desejar, mas ok...
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Acho "Her" um filme bastante melancólico e, como você disse, assustador em muitas coisas. Sem dúvida nos faz refletir sobre a nossa dependência da tecnologia e para onde ela caminha e, principalmente, o que acontecerá com os relacionamentos. Que pena que você não gostou tanto assim.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Ainda não tinha ouvido falar desse filme.Alias duvido que eu realmente gostaria de assistir ja que não faz muito o meu genero.
    Realmente é meio assustador pensar em um mundo que pessoas pagam uma empresa para escrever cartas, mas infelizmente isso esta muito perto de virar realidade.:/

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    Agora que o filme entrou na Netflix, pretendo assistir!
    Acho uma premissa parecida com Black Mirror, pela questão de tecnologia, mas parece ter uma abordagem mais melancólica.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Olá! Her é um filme muito bom, tem uma abordagem bem crítica sobre as relações humanas e a tecnologia, eu gostei bastante :D

    bjus

    Ari ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu tô pra assistir esse filme tem um tempão. Acho que vou ver hoje, sem falta. Assiste Ex-Machina. É confuso, é complicado, é meio doentio e faz você ficar pensando nele por uma semana depois que acaba. Maravilhoso.


    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir