Crimson Peak

22:03





Título em português: A Colina Escarlate
Ano: 2015
Tempo: 115 min.
Diretor: Guillermo Del Toro
Sinopse: Apaixonada pelo misterioso Sir Thomas Sharpe (Tom Hiddleston), a escritora Edith Cushing (Mia Wasikowska) muda-se para sua sombria mansão no alto de uma colina. Habitada também por sua fria cunhada Lucille Sharpe (Jessica Chastain), a casa tem uma história macabra e a forte presença de seres de outro mundo não demora a abalar a sanidade de Edith. (Fonte: Filmow)




O filme se passa no início do século 19 e conta uma história de amor de uma forma macabra que me lembrou dos contos de Edgar Allan Poe. Aqueles primeiros registros de literatura gótica.

Pelo o que fiquei observando por aí, algumas pessoas gostam do filme e outras não. Creio que essas pessoas que acabam não gostando do filme são pessoas que achavam que o filme fosse de terror, algo bem macabro e assustador. Mas não, na verdade, tudo o que já li sobre literatura gótica não tem aquele tom pesado de terror. Então, não assista a essa filme esperando não conseguir dormir durante noite, heim!


É uma história que não surpreende? Sim. É um final já esperado e talvez no início do filme já se perceba o que pode acontecer com o decorrer da trama. Mas o que me fez adorar o filme é algo simples: Sempre que assisto a um filme eu me transporto para aquele mundo. A Colina Escarlate começou mostrando a dificuldade em uma mulher ser escritora e não escrever livros de romance, algo que certamente acontecia naquela época. Um dos personagens chegou a comparar Edith com a Jane Austen, a qual criticava a sociedade através de seus livros românticos.


A metáfora de os fantasmas serem o passado (o que não é novidade, pois é dito logo nas primeiras cenas), me colocou para pensar e fazer um paralelo com uma frase que li certa vez: "Lute contra seus demônios".

Outro ponto que me fez encantar foi a questão da fotografia. Eu achei cada cena incrivelmente linda e aquela mancha vermelha na neve...maravilhosa!
Mostrar a realidade das ruas lamacentas, o figurino fiel a época, o porte firme e educado das falas dos personagens trouxe, na minha concepção, todo o charme do filme.

Confira ao trailer:



Agora quero saber de vocês: Já conheciam esse filme? O que vocês conhecem de Literatura Gótica?





You Might Also Like

21 comentários

  1. Não conhecia!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A leitura gótica eu conheço, embora não leia tantos livros assim do assunto. Confesso que eu não vi esse filme antes porque pensei que era de terror e morro de medo de filmes assim, principalmente quando tem fantasmas matando todo mundo no filme... =/
    Mas se esse não é o caso de Colina Escarlate, acho que tentarei ver depois...
    Bjks!

    https://mundinhodahanna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar muuuito desse filme, mas jurava que era de terror hahaha e ao contrário de muita gente que, como você disse, se decepcionou por pensar que era terror, eu acabei de ficar animada pra assistir por descobrir que não é haha gostei da resenha, vou assistir quando puder!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Não lembro de ter visto falar sobre esse filme. Mas não é algo que eu goste de assistir, por isso vou deixar passar a dica.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi! Já tinha lido sobre o filme, realmente não parece ser de terror. Mas não é o gênero que curto muito. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  6. Adoro filmes nesse estilo gótico,a chance de eu gostar de um filme e livro desse tipo é grande. Me despertou bastante curiosidade em assistir.
    Parabéns pelo post!
    Beijo,
    evocandoepifania.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá... tudo bem Mi?

    Tenho uma amiga que gosta tanto do filme quanto do livro. Eu tenho curiosidade, porque gosto de filmes góticos e eles são raros... adorei a sua dica e sua resenha.

    Obrigada por visitar o blog, volte quando quiser. Xero!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não conheço muito de literatura gótica, mas este filme está na minha enorme lista de espera! Quero muito ver =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da resenha do filme, eu não sou chegada a esse gênero de filme, mas gostei demais do trailer (essa atriz que fez o filme Alice no país das maravilhas é perfeita).
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  10. Ainda não vi esse filme :( só que pelo lado que achei a história interessante e ter a Mia do outro fico com medo de sentir medo ou algo assim haha
    Vou ver de consigo assistir essa semana
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá! Não conhecia o filme, adorei o trailer e agora quero muito assistirrrr hahahha. Fiquei bastante curiosa mesmo.
    Beijos,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Já vi falar sobre esse filme e até o livro mas ainda não assisti. Gostei dessa vibe gótica...
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  13. Caramba, gostei da indicação! Acho que é uma boa opção pra uma noite chuvosa hahaha vou guardar por aqui <3

    Beijos,
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  14. Oi
    acho que já vi comentarem desse filme, parece ser bem interessante.
    Ainda mais que tem o Tom que é um bom ator.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie Mi =)

    Tenho um pouco de curiosidade em assistir a esse filme, porém como já li muitas criticas ruins sempre acabo deixando para depois. Esses dias estava passando no Telecine, mas como estava na metade nem continuei vendo.


    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  16. Babe, eu sempre quis ver esse filme, sabe? Aí um dia assisti no Telecine e gostei muito. O final é realmente surpreendente e o figurino é incrível. ❤️

    Beijos, Mi
    Supimpa Girl

    ResponderExcluir
  17. Oie,
    Eu fui assistir A colina escarlete pensando que fosse terror também, mesmo assim eu gostei do filme. Não foi o melhor filme que já assisti, nem me marcou, mas gostei bastante.
    Beeijoo!!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos {meusantidotos.blogspot.com.br}

    ResponderExcluir
  18. Assisti esse filme com a minha mãe e nós gostamos! Não é um filme chato, tem um enredo bem construído, apesar de já imaginarmos (esperarmos) como seria o final, mas como você disse, tem uma boa fotografia, e eu achei que os personagens funcionaram muito bem!
    Eu recomendaria também haha :) Beijos,
    Blog Senhorita Deise

    ResponderExcluir
  19. Del Toro e Robbins parecem não acreditar nas próprias palavras de sua protagonista, que também escritora, define seus contos como histórias com fantasmas. Falar do Charlie Hunnam significa falar de uma grande atuação garantida, ele se compromete com os seus personagens e sempre deixa uma grande sensação ao espectador. Eu amo os filmes de charlie hunnam O mesmo aconteceu com esta produção, Rei Arthur a Lenda da Espada que estreará em TV para mim é um dos grandes filmes de Hollywood.

    ResponderExcluir